quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Por solicitação de Fiorotti, Jorge Cardoso, da ACADEF, receberá o título de Cidadão Canoense

Na sessão do dia 16 de fevereiro a Câmara aprovou requerimento do vereador Ivo Fiorotti que solicita o agraciamento do Sr. Jorge Fernandes Cardoso, da ACADEF, com o título de Cidadão Canoense.
JORGE FERNANDES CARDOSO, filho do militar Sildo Girio  Severo Cardoso e de Fausta Fernandes Cardoso, nasceu no município gaúcho de Alegrete, no dia 6 de maio de 1943 e passou sua infância em Uruguaiana e na adolescência a família migrou para para Porto Alegre. Trabalhando no Rio de Janeiro, aos 26 anos de idade, foi acometido de mal infeccioso na coluna vertebral. Retornou a Porto Alegre para tratamento e abrigo da família, porém precisou do auxílio permanente da cadeira de rodas. Em 1972, a família adotou Canoas como domicílio, adquirindo casa no Jardim Igara. Jorge procurou incluir-se na comunidade, tornando-se conhecido pelas atuações em micro negócios e fundador da Sociedade Araguaia. Em 1983 iniciou sua participação no grupo de auto ajuda na Igreja São Luiz, através da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD). Com seu dinamismo peculiar logo entrosou-se no movimento de luta pró direitos das pessoas com deficiência, culminando com a representação estadual deste segmento e fundador de vários núcleos e conselhos representativos. Em 1983, passou a assessorar o recém eleito vereador IVO LECH, atuando na organização do movimento e mobilização para as lutas da constituinte. Já, como assessor do Deputado Constituinte IVO LECH, trabalhou na emenda popular que resultou na pensão do deficiente. Em 1984, surge como fundador e primeiro presidente da ACADEF – Associação Canoense de Deficientes Físicos. A partir daí a maior parte de seu tempo foi dedicado na instrumentalização da ACADEF que tornou-se prioridade no seu plano de vida, juntamente com sua segunda esposa Suzana. 
Atuação Municipal: Membro fundador do Conselho de Entidades de Pessoas Deficientes de Canoas; Membro fundador o Conselho Municipal de Assistência Social; Membro fundador do Conselho Municipal de Saúde; Assessor do vereador Ivo Lech Membro fundador da ACADEF – Associação Canoense de Deficientes Físicos; Membro da Comissão de Regulamentação da Lei do Passe Livre no Município de Canoas; Fundador e Editor do JORNAL DEFICIENTCHE, informativo da ACADEF com circulação nacional.
Atuação Estadual: Membro fundador do Conselho de Entidades de Deficientes Físicos do RS – CREDEF; Membro da Comissão de Regulamentação da Lei de Ingresso da Pessoa com Deficiência na Função Pública Estadual; Membro da Comissão de Projeto da Profissionalização e Trabalho para pessoas deficientes do SINE; Membro da diretoria e comunicador da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes; Membro fundador do Conselho Comunitário dos Usuários do Centro de Reabilitação Profissional de Porto Alegre; Assessor parlamentar do Deputado Estadual Ledevino Piccinini; Coordenador da Comissão Especial para Pessoas com Deficiência da Assembléia Legislativo do RS, em 1992, documento referência das políticas para pessoas com deficiência; Membro fundador da União das Entidades de Pessoas com Deficiência do RGSUL; Membro da Câmara Técnica para elaboração do PEAI/RS – FADERS. Atuação Nacional: Assessor Parlamentar do Deputado Federal Ivo Lech; Membro fundador da ONEDEF – Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos em 1983 no Primeiro Encontro Nacional; Membro do Conselho Nacional de Assistência Social-CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) Período:  1995/1996; Membro Comissão Temática Barreias Arquitetônicas da ONEDEF; Participante em audiência para entrega de propostas dos deficientes à Constituição Federal junto a Comissão das Minorias; Membro da Comissão pró emenda popular da pensão do deficiente.
Com estes serviços prestados aos canoenses, em particular às pessoas com deficiência e seus familiares, é que o vereador Ivo Fiorotti solicitou aos colegas vereadores o agraciamento do Sr. Jorge Fernandes Cardoso com o título de Cidadão Canoense. Fiorotti considera o Sr. Jorge Cardoso um exemplo de cidadania e solidariedade.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog