terça-feira, 26 de junho de 2012

73 anos de Canoas: Casa das Artes Villa Mimosa vai ser aberta à comunidade nesta quarta-feira


Dentro da programação da Semana de Canoas, ocorre nesta quarta-feira, 27, o ato de abertura à comunidade canoense do espaço cultural Casa de Artes Villa Mimosa. A solenidade ocorre às 18h, nas dependência desse prédio histórico - Av. Guilherme Schell, 6270, Centro. Uma programação cultural especial deve marcar o ato.
Entregue a Prefeitura de Canoas pela construtora Goldztein Cyrella em dezembro do ano passado, a Casa das Artes Villa Mimosa é um equipamento cultural que visa promover o acesso aos bens culturais. Para isso, vai disponibilizar aos visitantes ambientes e projetos para a formação, a expressão e a disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade canoense em geral. 
A Casa as Artes Vila Mimosa está localizada na av. Guilherme Schell, em pleno centro da cidade. O local conta com biblioteca, estúdio para gravações e espaço de convivência entre artistas e população. Nessa estrutura, estão previstas a realização de oficinas de artes plásticas e de música, aulas para formação na área cultural e um telecentro para cultura digital. A casa também conta com acessibilidade universal, tanto nos banheiros quanto na mobilidade pelo recinto. No térreo está situada a sala de exposições, biblioteca, café, cozinha, área administrativa e estúdio público de ensaios. Já no segundo andar ficará outra sala administrativa, ateliê livre, elevador, sala multiuso e de multimeios.
História do prédio
O prédio da vila mimosa possui características do estilo neoclássico e existe há mais de 100 anos. Em 1904, quando Canoas ainda era um lugar de veraneio, o contador Frederico Guilherme Ludwig mandou construir uma residência para descansar. Acabou não resistindo aos encantos de Canoas e veio morar com dona mimosa, sua esposa. Ela instalou, de um lado, um armazém de secos e molhados e, de outro, a primeira loja de fazendas e armarinhos da cidade. O que garantia o sustento da família.
Em 1923, iniciaram-se as ampliações. Hoje, a casa tem um total de 23 peças. O prédio permaneceu habitado por um dos filhos de Frederico, o conhecido médico Victor Hugo Ludwig e sua família, até 1999. Visando garantir a máxima preservação no processo de restauro, a equipe de técnica tem documentado a condição das partes mais antigas do local. A Prefeitura, por meio da SMC, também da apoio nesse processo, com pesquisa de cores e outros aspectos sobre a condição original do prédio.




Fonte: Prefeitura de Canoas - (Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho/ Foto: Rodrigo Silveira)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog