terça-feira, 2 de setembro de 2014

Semana da Pátria 2014 começa no 192° Ano da Independência do Brasil

Nesta segunda-feira, 1, foi realizada a abertura oficial da Semana da Pátria/2014, no 192° Ano da Independência do Brasil. O início da solenidade foi marcado pela execução do Hino Nacional pela Banda da Base Aérea de Canoas (BACO), simultaneamente ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Canoas. A Semana estende-se até o dia 7 de setembro.

O tema nacional da Semana da Pátria deste ano é: "Meu jeito de ser brasileiro". Já o tema estadual marca a passagem do centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, enquanto que o tema municipal é uma homenagem à Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), pelos 30 anos de fundação da instituição. 

O Fogo Simbólico ficou sob a guarda da Acadef, do dia 22 de agosto até esta segunda-feira (1º), quando a chama foi entregue pelo cadeirante Antonio Rubin para a prefeita em exercício. A tocha foi repassada a para José Carlos Chagas, que acendeu a pira na Praça da Emancipação. Segundo o secretário especial da Coordenadoria de Integração Institucional, Luís Antônio Possebon: "A chama significa a esperança de um Brasil melhor. Devemos fazer uma ampla reflexão e ter consciência de que o futuro do país é hoje", disse.

O representante da Liga de Defesa Nacional, Clandio José Barracini, falou que o seu maior compromisso é levar civismo e patriotismo a todo o povo gaúcho. "O Fogo Simbólico é o grande expoente do nosso amor à pátria. Vamos refletir sobre um país democrático, com respeito a todos", falou.

Já o presidente da Acadef, Jorge Cardoso, falou que tem orgulho de estar à frente da entidade homenageada. "A história do desenvolvimento do país se mede pela maneira como são tratadas as pessoas com deficiência. Desejo que o Fogo Simbólico renove a esperança de uma pátria acessível", disse.

A guarda do Fogo Simbólico

Dia 1°: V COMAR
Dia 2: Secretaria de Cultura
Dia 3: Coordenadoria do Idoso e Coordenadoria da Juventude
Dia 4: Secretaria de Esporte e Lazer
Dia 5: Secretaria de Educação
Dia 6: Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Dia 7: Secretaria de Segurança Pública e Cidadania

Atividades

A programação da Semana da Pátria prevê Hora Cívica em todas as escolas municipais, de 2 a 6 de setembro, em dois horários: às 8h30 e às 16h30. As Escolas particulares, estaduais e federais farão as suas atividades de acordo com a programação das próprias instituições.

Encerramento

O encerramento das atividades ocorrerá no dia 7, às 17h, na Praça da Emancipação. A organização do evento está sob responsabilidade da Coordenadoria de Integração Institucional.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog