segunda-feira, 13 de abril de 2015

Começa analise de rebaixamento do Trensurb

Nesta segunda-feira, 13 de abril, inicia analise do rebaixamento do Trensurb  na estação Canoas/La Salle, em função disso, os motoristas deverão ter atenção redobrada em alguns trechos de vias do Centro, que serão parcialmente interrompidos. A executora do trabalho será a Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, empresa vencedora do processo licitatório de prestação do serviço de consultoria para elaboração dos estudos para o rebaixamento. 

O serviço será feito em etapas, de modo que interfira o mínimo possível na mobilidade da área central do Município. O trabalho ocorrerá na Avenida Victor Barreto, entre a Avenida Inconfidência e a Rua Europa, e na Avenida Guilherme Schell, entre a Avenida Inconfidência e a Rua Rio Grande do Norte.

A empresa realizará três estudos distintos: inspeção, sondagem e levantamento deflectométrico (alteração sofrida pelo solo em decorrência do fluxo dos veículos). Durante a sondagem, haverá o posicionamento de equipamentos, devidamente sinalizados, próximo ao eixo da pista, para a coleta de informações do subsolo. Serão 11 pontos na extensão das duas vias, analisados em momentos distintos. 

A Diretoria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, avaliará constantemente o impacto no tráfego das vias. Não há previsão de quantos dias o trabalho durará, mas vai demandar apenas alguns períodos durante o dia.

Explicando o Projeto

O rebaixamento do trem deve se estender por cerca de dois quilômetros, das proximidades do viaduto do Ipuc, na Rua Araçá, até o entorno do Canoas Shopping (alguns metros depois da Rua Mathias Velho). Nesse trecho, o Trensurb será subterrâneo.

O projeto contempla ainda a criação de corredor de ônibus, a construção de um boulevard e o desenvolvimento de uma esplanada de integração, a circulação de pessoas, carros e transporte coletivo junto à nova estação da Trensurb. Além disso, áreas remanescentes, atualmente ocupadas pelos trilhos, devem virar calçadões, estacionamentos ou espaços de convivência e lazer.

Em função da obra, a estação Canoas/La Salle também ficará no subsolo, na altura da Praça da Bandeira. A Victor Barreto terá um trecho subterrâneo. Está previsto, ainda, o alargamento da Guilherme Shell.

O rebaixamento do trem também possibilitará a facilidade de transposição de um lado para o outro do Centro, com sete possibilidades de conversão para os veículos, e aliviará o tráfego na BR-116. O projeto já está ajustado com o futuro túnel da Rua Domingos Martins, previsto nas obras de melhorias da rodovia que serão feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).

O projeto executivo do rebaixamento foi desenvolvido pela empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente a um custo de R$ 5,9 milhões, com recursos do Governo Federal. A obra do rebaixamento do trem no Centro de Canoas é uma batalha do prefeito Jairo Jorge desde 2011.

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