quarta-feira, 18 de maio de 2016

Fiorotti participa da entrega de 56 câmeras de videomonitoramento

O líder de governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, do ato de entrega de 56 novas câmeras de videomonitoramento, que se somam às 130 já existentes. A demanda foi solicitada através do Orçamento Participativo (2012/2013) pelas comunidades de quatro microrregiões da cidade: Mathias Velho/São Luis, Harmonia, Nossa Senhora das Graças e João de Barro. “Mais câmeras de videomonitoramento para garantir proteção e segurança aos canoenses. Parabéns as lideranças que demandaram no Orçamento Participativo e aos gestores pelo entendimento de que a segurança também é responsabilidade do município”, destacou Fiorotti.
O prefeito Jairo Jorge destacou a determinação do Município de cooperar na área de segurança com outras forças policiais. Ele lembrou, ainda, que quando assumiu sua primeira gestão, em 2009, não havia nenhuma câmera e destacou a participação da população pela segurança pública. "Quando a segurança se une a outras ferramentas e forças policiais, combatemos o crime com inteligência e tecnologia. Hoje, somos a cidade do RS com maior número de câmeras. Tivemos ciclos de educação, de saúde e de pavimentações. Agora, temos uma grande participação da cidade pela segurança", observa.
"Isso era uma briga nossa de muitos anos. Como meio de segurança dentro da comunidade a câmera auxilia muito, permitindo que as pessoas se sintam mais seguras", avalia o líder comunitário Celso Pagnussasti, representante da Comissão de Obras e conselheiro do Orçamento Participativo de Canoas na microrregião Mathias Velho/ São Luis.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, destacou o trabalho da comunidade em apoio às forças policiais. Citando números positivos sobre os avanços decorrentos do investimento em segurança nos últimos anos, ele lembrou a qualificação da Guarda Municipal como mais um passo que se soma para a redução da criminalidade.
"Entre 2004 e 2009 as taxas de homicídio chegavam a 120%. Após os investimentos e programas que implementamos, jamais voltamos àquele patamar de 2009 nesse índice. Hoje pela manhã os guardas municipais iniciaram o curso de tiro na Acadepol, e teremos também os Cidadãos da Paz, que serão 35 grupos que atuarão pela cidade, cooperando no combate ao crime", disse.
Após o ato, autoridades e lideranças comunitárias acompanharam o prefeito até a sala de videomonitoramento, onde receberam informações sobre o funcionamento do sistema. Lá, assistiram vídeo de assalto ocorrido na passarela próxima à antiga estação de trem - e frustrado pela Polícia Militar, na última sexta-feira (13). A PM foi acionada a partir das gravações realizadas por agentes do CICC.
Saiba mais

O sistema de videomonitoramento é feito no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) que tem a gestão sendo realizada por Guardas Municipais e as câmeras são monitoradas pelos operadores da Fundação da Brigada Militar, divididos em seis postos de monitoramento, que trabalham 24h. As câmeras entregues contam com investimentos de R$ 2,4 milhões, são para combater o crime nas suas mais diversas formas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog