sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Projeto de revisão do Código de Obras é debatido em audiência pública

O projeto de lei complementar 01/2016, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações de Canoas, foi debatido na útima quinta-feira, 11 de agosto, em audiência pública promovida pela comissão especial que trata da matéria na Câmara. Como presidente da comissão, Fiorotti foi o mediador do encontro. A proposição do Executivo busca simplificar a legislação, facilitando a sua interpretação e, principalmente, desburocratizando os processos de aprovação de projetos, licenciamento e habite-se dos imóveis.
O novo texto substituirá a lei municipal nº 3.979, de 23 de março de 1995, que institui o Código de Obras de Canoas, instrumento legal que regula os preceitos relativos às construções e edificações do município. A proposta foi apresentada na audiência pela secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gerusa Mattos. Segundo ela, a revisão da lei priorizou a desburocratização dos procedimentos, além de promover alterações nas técnicas construtivas e a padronização dos processos fiscais. "O Código pretende ser uma legislação simplificada, de fácil interpretação, inovador, adequada ás necessidades do município e indo ao encontro dos anseios da comunidade", salientou.
Os 404 artigos do atual Código foram sintetizados em 260. As alterações propostas no que diz respeito às construções levaram em consideração, de acordo com o Executivo, o avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas, com o desenvolvimento de novos materiais e técnicas, a consolidação do conceito de práticas sustentáveis aliadas às edificações, novos instrumentos de monitoramento e as mudanças na legislação específica.

A comissão especial que analisa o projeto no Legislativo é presidida pelo vereador Ivo Fiorotti (PT) e tem Alosio Bamberg (PCdoB) como relator. Os demais membros são: César Augusto Ribas Moreira (PRB), Dario da Silveira (PDT), Julio Barbosa (PP), Alexandre Gonçalves (PPS), Betinho do Cartório (PTB), Francisco da Mensagem (PSB), José Carlos Patricio (PSD) e Cezar Mossini (PMDB). 

Crédito: Jornalista Carina Jung

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog