sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Ivo Fiorotti prestigia a entrega de mais 511 termos de legitimação de posse na Vila Santo Operário

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, da entrega de 511 termos de legitimação de posse aos moradores da Vila Santo Operário, no bairro Harmonia. O ato ocorreu no Salão da Comunidade Perpétuo Socorro, também na região. Na ocasião, ainda durante a abertura dos trabalhos, o prefeito Jairo Jorge pediu 1 minuto de silêncio em memória às dezenas de vítimas da queda do avião com a equipe da Chapecoense, ocorrida na última terça-feira, 29 de novembro, na Colômbia.
Com a tarefa de representar os moradores que iriam receber o termo de legitimação de posse, o microempresário Darci Machado Dias manifestou sua satisfação. "A escritura é muito importante para nós, que moramos nesse lote", declarou. Residente no bairro há 16 anos, ele nunca foi proprietário antes de residir ali. "Agora somos donos de nossa propriedade", comemorou.
Em sua fala, Ivo Fiorotti fez referência ao Irmão Antônio Cechim, que teve um papel destacado na organização dos moradores, desde o primeiro período da ocupação daquele loteamento. O vereador citou as várias conquistas daquela comunidade, por meio do Orçamento Participativo. "Aqui houve muitos desafios para garantir esses avanços. Não só aqui, mas em toda a cidade. Aqui, estamos vivendo um momento histórico."
O prefeito Jairo Jorge elogiou o longo e rigoroso trabalho da equipe da secretaria Municipal de Habitação, para garantir o documento de posse aos moradores e observou sua importância. "Poucas cidades no Brasil estão fazendo o que nós estamos fazendo. Esse documento é uma segurança para vocês. Esse documento é absoluto, ninguém mais pode mudar isso", lembrou.
Ele também fez um rápido balanço de suas realizações em suas duas gestões na cidade. Entre as mais de 800 obras que serão deixadas por seu governo, Jairo Jorge destacou a pavimentação de mais de 430 ruas, o fechamento da Vala do Leão, e a inauguração do ginásio e ampliação de salas de aula na Escola João Paulo I.
O secretário adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan, lembrou o líder comunitário local e ex-coordenador de Relações Comunitárias, Oli Borges Flores. "Foi um grande lutador de nossa cidade, que nos deu uma lição de fé, que é possível resolver os problemas das pessoas, por meio da organização", destacou.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e habitação, Joceane Gasparetto, agradeceu sua equipe e aos parceiros no trabalho pela regularização fundiária na cidade, como a UniRitter e o Cartório de Registro de Imóveis, representado no ato por Luana Parizi. "O sonho não é só da comunidade Santo Operário, o sonho também é nosso. Canoas está sendo pioneira na regularização fundiária. E esta área foi a mais complexa para nós", observou.

Também participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo e a delegada do Orçamento Participativo, Maria Odete da Silva.

Saiba mais
O loteamento Santo Operário é uma área particular, ocupada desde 1979, contando com 3.333 lotes. O procedimento adotado para regularização fundiária foi a demarcação urbanística, cujo documento aos moradores é a legitimação de posse. Essa legitimação é averbada na matrícula do imóvel, trazendo todas as garantias ao direito de posse, sendo que cinco anos após o registro é possível sua conversão em propriedade, diretamente no Cartório de Registros de Imóveis. No loteamento, foram executadas obras de infraestrutura com recurso do governo federal - PAC (rede de esgoto, drenagem, terraplanagem, pavimentação e praça).

Investimento
500 legitimações: R$ 119.500,00
Referência: Lei 5495/2010 - Canoas Minha Terra
Empresa Contratada: Aerogeo, Aerofotogrametria, Geoprocessamento e Engenharia Ltda., UniRitter Laureate International Universities.
Ordem de Início de Serviço: 01/01/2013.
Instrumento jurídico: Demarcação Urbanística.


Lotes encaminhados para escrituta: 12.853

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog