terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ivo Fiorotti prestigia a inauguração do Hangar Cultural Oli Borges Flores

O Líder de Governo, vereador Ivo Fiorotti, participou na última segunda-feira, 19 de dezembro, da inauguração do Hangar Cultural Oli Borges Flores. A solenidade aconteceu no espaço, que é localizado na Estrada do Nazário, 3150, no bairro Guajuviras. Para Fiorotti, o espaço é de extrema importância para a comunidade. “Aqui poderão ser realizadas diversas atividades e manifestações culturais, que sempre foram valorizadas pelo nosso companheiro Oli. É muito gratificante poder participar deste momento tão importante para o bairro Guajuviras”, destacou.
O Hangar Cultural de Canoas é um espaço multiuso e diferenciado, para as mais variadas expressões culturais, oportunizando para a população o acesso à cultura. O local com 440 metros quadrados de área construída, conta com Telecentro, administração, biblioteca, oficinas, copa, saguão, camarins, depósito, circulação e sanitários. 
Na abertura do evento, o Grupo do Terno de Reis da Santo Operário, fundado por Oli Borges Flores, fez uma apresentação inicial.
Para o prefeito Jairo Jorge, o Hangar Cultural representa a integração da arte, por meio de diversas manifestações culturais, como dança, música e teatro. ''Um espaço aberto e integrado que conecta as pessoas através da cultura". Segundo Jairo Jorge ,esta é a obra 823 da Prefeitura de Canoas, e o valor de investimento, com recurso do Banco de Desenvolvimento da América Latinas (CAF), foi de R$ 1,4 milhão. O projeto cultural prevê mais três na cidade. Para Jairo Jorge, a semente foi plantada. ''Agora espera-se que os novos gestores possam dar continuidade à proposição''.

Homenagem póstuma
A filha de Oli Flores, Raquel Flores, que recebeu do prefeito as homenagens em nome do pai, relatou a trajetória dele. Oli Flores nasceu em 1957, em Barros Cassal, vindo para Canoas, em 1975. Sua história foi marcada pela determinação, sabedoria e luta em prol das causas sociais, moradia digna, reforma agrária e regularização fundiária. Foi membro do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e, de 2001 a 2004, assumiu como vereador da cidade. Fundou o Terno de Reis Santo Operário na década de 90. Em 2009, coordenou as Relações Comunitárias na cidade. Logo após, assumiu a diretoria da Secretaria de Relações Institucionais. Afastou-se de suas atividades em maio de 2015. No dia 17 de outubro de 2016, aos 59 anos, Oli se despediu deste plano, após uma luta de 1 ano e 5 meses contra o câncer.

Concurso Nacional
Com o propósito de envolver a sociedade na iniciativa, a Prefeitura realizou o Concurso Nacional de Arquitetura para elaboração do projeto arquitetônico de quatro hangares culturais. De acordo com a vencedora do concurso, Sylvia Moreira, que esteve na solenidade, a construção do projeto baseou-se na ideia de um espaço para diversas manifestações culturais e que estivesse relacionado com Canoas. "O Hangar remete a novas possibilidades nas mais variadas formas de fazer arte, aproximando a comunidade da cultura. E se população tem a oportunidade de apropriar-se desses espaços, ela também cuida", declarou a arquiteta gaúcha e radicada em São Paulo.


Grafite
Foram seis propostas artísticas selecionadas, por meio de edital, que estão sendo aplicadas em cada um dos seis módulos que compõem as fachadas laterais do complexo cultural, compostas por chapas em aço galvanizado. Cada grafiteiro selecionado usou um tema estabelecendo uma relação com a identidade plástica de Canoas: Boneco de Pano (personagem em movimento), Mandala, Bonecas, Ícones de Canoas (Avião, BR-116, Praia do Paquetá e o trem), Quem Planta Amor Colhe Vida e o Menino Sonhador.


Encerramento
Após o descerramento da placa do espaço cultural, o Grupo Canoas Coletivo de Dança apresentou-se com a coreografia relacionada ao Natal, e depois a dança do Grupo de Capoeira de Angola do Bairro Guajuviras, comandada pelo Mestre Dindo.


Presenças
Participaram do evento também a vice-prefeita Beth Colombo, o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; representante da Empresa Fator Engenharia, Hed Wobeto; representantes da família do Oli Borges Flores, setoriais da cultura e público em geral.


Serviço
Funcionamento: das 9 às 18h, de segunda a sexta-feira
Neste momento estão disponíveis o Telecentro, Sala de Leitura e Espaço Multiuso.
E-mail de contato: jaqueline.padilha@canoas.rs.gov.br

Com informações: Alessandra Obem/Prefeitura Municipal de Canoas
Foto: Tony Capelão


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog