segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Vereadores aprovam projeto que institui o Fórum Municipal de Educação

O vereador Ivo Fiorotti e os demais membros da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), durante a sessão da última quinta-feira, 03 de agosto, votaram favorável às alterações da Lei nº 5.933, de 22 de junho de 2015, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação (PME). O PL 19/2017, de autoria do Executivo, institui o Fórum Municipal de Educação (FME) de Canoas, que terá a finalidade de acompanhar a política educacional no município.
Conforme Fiorotti, o projeto faz um acréscimo na lei e institui o fórum, que já vinha sendo discutido no governo anterior. Além disso, o fórum valoriza três aspectos muito importantes das políticas públicas. “O primeiro aspecto é a cogestão, o segundo é reforçar a participação popular e o terceiro é de tornar público. São aspectos essenciais para o bom funcionamento de uma política pública, pois faz parte de um processo de planejamento, acompanhamento, além de incentivar a participação popular e dar publicidade ao que é e deve ser feito”, salientou.
O Fórum Municipal de Educação é um órgão de caráter permanente, que ficará responsável pelo monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação e pela coordenação das Conferências Municipais de Educação, zelando pela implementação de suas deliberações e promovendo as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação do Estado e da União. O texto também determina que o município realizará, pelo menos, duas Conferências Municipais de Educação até o final do decênio do PME e do Plano Nacional de Educação, com o objetivo de avaliar a execução das respectivas leis.
Segundo a proposição, a composição do FME se dará da seguinte forma: três representantes da Secretaria Municipal da Educação; um representante da Secretaria Municipal da Fazenda; um representante da 27ª Coordenadoria Regional de Educação; um representante da Comissão de Educação da Câmara; dois representantes do Conselho Municipal de Educação; um representante das Instituições de Ensino Técnico e Superior; um representante das Instituições Privadas de Educação Básica; um (1) representante das Entidades Sindicais dos profissionais da educação; um representante dos Estudantes da Educação Básica Municipal; um representante dos Estudantes do Ensino Superior; um representante dos Pais/Responsáveis de Estudantes da Educação Básica Municipal; um representante dos professores da rede municipal; um representante dos professores da rede estadual; um representantes dos professores da rede privada.


Com informações da jornalista Câmara Municipal de Canoas, Carina Jung.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog