terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estatuto do Idoso completa 10 anos hoje

Neste 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, o Brasil completa 10 anos do Estatuto do Idoso, uma lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Lula em 1º de outubro de 2003. A lei nº 10.741 institui o Estatuto do Idoso, onde determina que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.".
O Estatuto do Idoso garante que "a política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios". Portanto, o cuidado permanente com os idoso é um dever de todas as pessoa.
Dados do IBGE mostram que o número de pessoas com idade superior a 65 anos deve quadruplicar até 2060, chegando a quase 27% da população. 
Parabéns a todas as pessoas idosas, parabéns pelas experiências de vida, com as quais ajudam a orientar nossos caminhos. Reproduzimos a mensagem do senador Paim, que é uma referência de luta e trabalho em favor da vida e dignidade dos idosos em nosso país. (Clique na imagem para ampliar e ler a mensagem).
Vida longa ao povo brasileiro

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog