quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ivo Fiorotti homenageia Colégio Estadual Tereza Francescutti pelos seus 50 anos

O vereador Ivo Fiorotti homenageou na última terça-feira, 22 de agosto, em espaço do Grande Expediente na Câmara Municipal de Canoas, o Colégio Estadual Tereza Francescutti, pela passagem dos seus 50 anos.  A escola iniciou seus trabalhos em 1967, na época como Grupo Escolar do Prado, onde hoje se encontra a Vila União dos Operários, no bairro Mathias Velho. Para Fiorotti, homenagear a escola é uma honra. “É uma escola que tem sua origem vinculada à associação do Jockey Clube, de baixo das arquibancadas, onde hoje temos a Igreja Nossa Senhora dos Romeiros, Escola Municipal de Educação Infantil Vó Sara e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Thiago Wurth. Uma escola que é atuante e inserida na comunidade, que hoje está em um local que tem um futuro importante em seu entorno, com a construção do Centro de Integração ao Esporte”, destacou.
Durante a homenagem, o parlamentar apresentou um vídeo com relatos sobre a história e a contribuição da escola na vida das pessoas. Logo após, Fiorotti entregou uma placa comemorativa e o Troféu Canoas para o diretor da escola, Adolfo Carlos Simon e para a presidente do Conselho Escolar, Liliane Jacobs Machado Jardim.
O diretor da escola, em sua fala, agradeceu ao parlamentar pela homenagem. “Agradecemos ao vereador Ivo Fiorotti por essa bela homenagem e salientamos todo nosso reconhecimento e gratidão para todos que fizeram parte da história da escola. Estamos muito felizes em poder comemorar os 50 anos da escola”, afirmou.
Participaram da homenagem, secretário municipal de Educação, José de Jesus D’Ávila; a professora mais antiga da escola, Feliciana Antunes; a ex-diretora, Ana Maria da Matta; o ex-diretor, Julio Ribeiro; a ex-diretora, Loureci Vieira; a presidente do COM, Ana Denise; a presidente do Grêmio Estudantil, Diuliana Andrade, e os vice-diretores Maria Luciana Oliveira, Alvarez da Silva e Antão Tadeu Carpes.

A ESCOLA


Com cerca de 1,3 mil alunos e 57 professores e funcionários atualmente, o colégio passou por uma série de mudanças ao longo de sua história, que inclui um incêndio, no ano de 1983, que destruiu parte de sua estrutura e documentos. Inicialmente, recebeu o nome de Grupo Escolar à Zona do Prado, atendendo crianças da 1ª a 5ª série. Em agosto de 1972, foi transferida para o local onde se encontra atualmente, na Avenida Rio Grande do Sul. Posteriormente, houve a mudança de nome, uma homenagem à mãe do Ex-Brigadeiro do 5º Comar, Mário Gino Francescutti, benfeitor da escola, passando a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Tereza Francescutti. Ao agregar também o 2º grau, em 1991, passou à designação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Tereza Francescutti, chegando à atual denominação, no ano de 2000.

Confira o vídeo de homenagem para a escola



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog