quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Câmara aprova Moção de Repúdio contra o aumento de 94% na passagem da Trensurb

Na sessão da última terça-feira, dia 06/02, a Câmara Municipal de Canoas aprovou moção de repúdio contra o reajuste da tarifa de 94,12% para os usuários da Trensurb, em defesa do emprego e a manutenção dos índices de subsidio de transporte coletivo de massa. A proposição foi apresentada pela vereadora Maria Eunice, representando a Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), e foi subscrito pelos demais vereadores, sendo aprovado em unanimidade. Com o aumento, o valor da passagem passou de R$ 1,70 para R$ 3,30.
Para o vereador Ivo Fiorotti (PT), a grande discussão está em torno da retirada do subsídio e que sua bancada está propondo o debate sobre o transporte público de massa. "Há suspeitas de que a ideia seja retirar o subsídio para garantir uma situação superavitária para depois facilitar a privatização da empresa pública", ressaltou. 

O texto do requerimento enfatiza que o transporte público coletivo urbano atende majoritariamente a pessoas de média e baixa renda no Brasil, o que torna o valor da tarifa desses serviços um instrumento importante na formulação de políticas de inclusão social e na gestão da mobilidade urbana. "O índice autorizado pelo governo federal ficou acima da inflação oficial (IPCA) do período, que foi de 79%, segundo o IBGE. Desta forma, fica evidente que o aumento foi abusivo e que este reajuste vai agravar o empobrecimento, o desemprego, a renda e o acesso aos serviços públicos como saúde, educação e lazer das famílias com menor renda", diz a moção.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar neste blog